Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/21 às 12h00 - Atualizado em 29/10/21 às 19h09

Simplifica PJ bate recorde de atendimentos em setembro

COMPARTILHAR

Foto: Cleverlan costa

Força-tarefa dos servidores garantiu que empresários fossem atendidos e orientados

 

Responsável por ajudar micros e pequenos empresários, o Programa Simplifica PJ bateu recorde de atendimentos no mês de setembro. Foram 1786 empresários que receberam orientações e informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal.

 

No mês anterior, em agosto, foram 1368 atendimentos. O tipo serviço mais buscado no Simplifica PJ foi o de orientações sobre o parcelamento de débitos de quem é Micro-empreendedor Individual (MEI).

 

A Receita Federal possibilitou até o dia 31 de setembro, o parcelamento de débitos antes de inscrição na dívida ativa da União. Por isso, segundo a coordenadora do programa Simplifica PJ, Cristiane Siqueira, o serviço aumentou demais.

 

“Fizemos um plantão de atendimento aqui por 15 dias em que trabalhamos das 8h às 20h evitando que os MEIs ficassem sem atendimento”, explicou Cristiane.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Márcio Faria Júnior, simplificar a vida do empreendedor é trazer desenvolvimento, emprego e renda para a cidade. “Constantemente estamos fazendo força-tarefa para desburocratizar o setor produtivo. E o Simplifica PJ é sinônimo dessa desburocratização. É assim que conseguimos fazer com que a roda da economia possa girar e fortalecer cada vez mais nossa capital”, avalia o secretário.

 

O que é o Simplifica PJ?

 

O SIMPLIFICA PJ é um programa do Governo do Distrito Federal destinado à simplificação e à desburocratização do atendimento às empresas, aos empresários e aos futuros empreendedores fomentando o empreendedorismo e a melhoria do ambiente de negócios.

 

Com o objetivo de facilitar a vida do empreendedor e oferecer os serviços que ele necessita para abrir ou ampliar o seu negócio, o Simplifica PJ reúne, em um só local, várias instituições, entre órgãos de governo, instituições financeiras, Conselhos Profissionais e a agência de atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (SEBRAE-DF).

 

No Simplifica DF, além da capacitação, são oferecidos os seguintes serviços:

 

– abertura, alteração e baixa do MEI;

– declaração de renda do MEI;

– emissão de DAS/DARF do MEI;

– emissão de parcelamento de débitos de impostos do MEI;

– orientação para solicitação de viabilidade e licenciamento de atividades econômicas no DF;

– linhas de crédito e microcrédito oferecidas pelo Programa Próspera e pelo Banco do Brasil;

– orientação contábil;

– orientação e acompanhamento, pelo CBMDF, relativo aos processos de licenciamento para segurança contra incêndio e pânico;

– nota fiscal eletrônica e outros.