Governo do Distrito Federal
18/02/22 às 11h36 - Atualizado em 15/03/22 às 17h33

SDE visita fábrica da União Química, em Brasília

Sucesso do programa Emprega DF foi um dos destaques no encontro

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal Jesuíno Pereira visitou, nesta quinta-feira (17), as instalações da União Química Farmacêutica Nacional, no Polo JK, em Santa Maria. Acompanhado do assessor especial Amaury Santana e dos servidores Luiz Maia e Lohana Miranda, responsáveis pelo programa Emprega DF, a comitiva da SDE foi recebida pelo diretor Industrial André Bochia Rodrigues de Freitas e pelo Controller Itacir Nascimento.

 

“Essa visita faz parte dos encontros que que a Secretaria está realizando com as empresas que aderiram ao programa Emprega DF. A determinação do Governador Ibaneis Rocha é para diminuirmos o distanciamento entre as empresas e o governo e aumentarmos a geração de emprego e renda no Distrito Federal com programas que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”, explanou Jesuíno Pereira.

 

O diretor André Bochia destacou o crescimento empresarial da União Química que possuem equipamentos de última geração e tecnologia de ponta nos sistemas de produção, sendo referência no mercado mundial em inovação. “Estamos muito satisfeitos em recebê-los na nossa planta. Temos projetos importantes para o Distrito Federal. A companhia está em expansão dos negócios e as parcerias com o governo são fundamentais para o protagonismo na geração de renda e emprego no DF”, destacou André Bochia.

 

Com mais de 7,5 mil colaboradores pelo Brasil, sendo mais de 1,5 mil na planta industrial localizada em Brasília, o Controller Itacir Nascimento destacou a parceria com o GDF através do programa Emprega DF, programa de incentivo que concede benefícios fiscais a quem investe, mantém e gera emprego no DF através de um sistema de pontos, onde o percentual de incentivo é proporcional a quantidade de pontos que a empresa recebeu. “Vocês estão de parabéns pelo projeto que tem atraído muitas empresas e são fundamentais para o crescimento empresarial”, parabenizou Itacir Nascimento.

 

Além do encontro, os assessores Luiz Maia e Lohana Miranda visitaram as instalações da Farmacêutica acompanhados do gerente de produção Gustavo Fraga Ribeiro que explicou o fluxo dos processos desde a chegada da das matérias-primas, passando pela manipulação dos ingredientes, compressão, controle de qualidade até o momento final de distribuição.

Além das parcerias institucionais com a SDE, na área de sustentabilidade, a União Química planeja plantar 1 milhão de árvores no Distrito Federal e em outros dois estados nos próximos cinco anos, pelo Programa Raízes da União. No DF serão plantadas mudas de Angico, Copaíba, Bálsamo, Pereiro, Chichá, entre outras.

 

O Emprega DF

 

O EMPREGA DF é um programa de incentivo do Governo do Distrito Federal (GDF) (Decreto Distrital nº 39.803, de 02 de maio de 2019) que concede benefícios fiscais a quem investe, mantém e gera emprego no DF. O objetivo também é, além de beneficiar empresas já instaladas na capital, atrair novas e, assim, alavancar a economia local, através de um sistema de pontos. O percentual de incentivo no ICMS será proporcional a quantidade de pontos que a empresa recebeu. Esses pontos são computados quando a empresa atender a cada critério com pontuação distintas.

 

O número de empregos gerados pela empresa, os projetos sociais voltados à preservação do meio ambiente, a qualificação de mão de obra, ações de patrocínio a projetos culturais e esportivos, são critérios. O programa possibilita o aumento de investimento na capital federal e consequentemente no aumento da arrecadação.

 

A União Química

 

Com mais de oito décadas de atuação, a União Química está posicionada como uma das maiores e mais sólidas empresas da indústria farmacêutica, com capital 100% nacional. Sua estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTC, Similares e Genéricos), Genom (Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, SNC e Dermatologia), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener (Animais de Companhia – Pet, Grandes Animais e Reprodução Animal) e Terceirização.

 

O Grupo União Química detém o maior parque industrial do segmento farmacêutico brasileiro, composto por oito unidades fabris, com mais de 920 mil m2 de área total.