Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/02/21 às 16h20 - Atualizado em 22/09/21 às 16h16

SDE sedia reunião sobre Expo Dubai 2021

COMPARTILHAR

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico abriu as portas, nesta quinta-feira (25), para receber membros do governo do Distrito Federal a fim de discutir a participação da capital na Expo Dubai 2021. Realizada desde meados do século XIX, a Expo Mundial é um dos eventos mais importantes do mundo, organizada pelo Bureau Internacional des Expositions.

 

O evento, que acontece a cada cinco anos, reúne empresas privadas, ONGs e instituições governamentais com o objetivo de discutir temas como negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia. “Temos que construir algo que seja impactante. Brasília pode deixar marcas na Expo Dubai, dentro da perspectiva da sua arquitetura, pois representa a vanguarda que a exposição carrega, uma vez que é uma cidade de 60 anos mas parece que foi projetada hoje”, ressaltou o secretário de desenvolvimento econômico José Eduardo Pereira.

 

A Expo Dubai é uma exposição universal focada em prospectar novas tecnologias, tendências e inovações. Para 2021, levará o tema “Conectando mentes, criando o futuro”, em um evento com duração de seis meses – de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022 – que contará com a participação de 190 países que devem apresentar o seu melhor em termos de sustentabilidade, mobilidade e oportunidades para o futuro. “Participar de um evento como esse é desenvolver economicamente a nossa cidade, não temos dúvida, e do País também de uma forma direta”, afirmou Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais – EAI.

 

“Um evento dessa magnitude tem um impacto enorme na economia local, além de trazer uma série de outros benefícios para a cidade e sua população. Juntos podemos estruturar a melhor forma de receber esse projeto e usufruir de tudo aquilo que ele pode nos oferecer”, disse a secretária de turismo Vanessa Mendonça.

 

Para José Eduardo é preciso unir forças de todas as secretarias presentes para que seja possível apresentar Brasília como ela merece. “Estamos todos aqui com a missão de buscar, dentro dos eixos que foram traçados, fazer com que Brasília tenha uma participação significativa em um evento como esse”, finalizou.

 

Além do secretário José Eduardo Pereira, da secretária Vanessa Mendonça e da Renata Zuquim, estavam presentes na reunião: Emiliano Abreu, subchefe do Escritório de Assuntos Internacionais – EAI, Flávia Fonseca, coordenadora da Expo 2020 da Apex Brasil, Roberto Andrade, secretário de projetos especiais – SEPE, Sâmea Andrade, assessora da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – SECEC, Martina Gomide, chefe da assessoria de assuntos institucionais da Secretaria de Economia – SEEC e Karina Bruxel, superintendente de marketing do Banco de Brasília – BRB.