Governo do Distrito Federal
15/01/20 às 18h42 - Atualizado em 5/03/20 às 15h49

SDE coordena criação de nova Agência de Atração de Investimentos

Intenção é mostrar aos investidores nacionais e internacionais o potencial de desenvolvimento do DF

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai receber sugestões de outros setores do governo para elaborar, até fevereiro, a minuta do projeto de lei que o governo pretende enviar à Câmara Legislativa autorizando a criação da agência de atração de Investimentos do DF. O objetivo é criar um instrumento legal de facilitação dos investimentos nacionais e até internacionais na capital. O modelo da agência foi discutido nesta quarta-feira (15) entre o secretário Ruy Coutinho e representantes de seis pastas do governo.

 

A criação da agência está prevista no contrato de US$71 milhões assinado entre o GDF e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também destinados a obras de infraestrutura nas Áreas de Desenvolvimento Econômico, tocadas pelo programa Procidades. Técnicos da SDE estudaram os modelos adotados em São Paulo, Paraná e Goiás para servirem de modelo. “O DF precisa de uma agência que atraia e facilite a vida do potencial investidor”, disse Coutinho.

 

Para o coordenador de atração de investimentos da SDE, Rogério Galvão, é preciso que haja uma integração das pastas para consolidação das informações que ilustram o potencial de cada área do DF. “Não basta apenas oferecer impostos mais baixos, mão de obra qualificada e logística. Isso é o lugar comum. Precisamos criar uma agência customizada, à exemplo do que já é feito em vários países”, disse o coordenador.

 

Participaram da reunião os secretários de Turismo, Vanessa Mendonça, de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, de Relações Institucionais, Vitor Paulo, de Relações Internacionais, Renata Zunquin, além da secretária adjunta de Planejamento, Adriane Luiza de Carvalho Lorentino, e do o secretário Executivo da Casa Civil, Bruno Seixas.