As Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), se reuniram para discutir a implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM), uma tecnologia inteligente 3D que simula e visualiza projetos imobiliários. Com isso, a SDE irá cooperar com a Seduh para que haja uma adesão a ferramenta BIM, que será facilitadora na aprovação de espaços para a construção de projetos imobiliários com padrões internacionais.
“O BIM já é uma realidade no DF, para a SDE proporcionar tal tecnologia pelo nosso programa Procidades, é promover o desenvolvimento com foco em uma alta performance que garantirá o desenvolvimento econômico”, destaca o secretário da SDE, José Eduardo Pereira Filho.
A metodologia BIM pelo alto desempenho está de acordo com o avanço das políticas urbanas e organizacionais de Brasília. “Com a ferramenta teremos condições de definir em um período de tempo curto, se é possível construir em um determinado espaço, com agilidade e transparência”, afirma o secretário da Seduh, Mateus Leandro de Oliveira.
O secretário José Eduardo explica, que o BIM além de algo que vai se tornar obrigatório, é o desejo de grandes instituições que desejam ou trabalham para mitigar burocracias, e promover um envelopamento das regularidades do que se faz. “O BIM é uma ferramenta para que o DF seja cuidado como merece”, finaliza o titular da SDE.