SDE coordena o evento inédito que pretende incluir Brasília no calendário natalino nacional
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, assinaram nesta quarta-feira (11) termo de cooperação técnica para criar eventos no final do ano e incluir Brasília no calendário natalino nacional: o Natal Monumental.
O evento terá um cenário lúdico e cheio de luzes a ser instalado no Eixo Monumental com bolas de Natal de 8 metros de diâmetro, carretas com corais circulando por regiões administrativas e até uma vila do Papai Noel. A Torre de TV vai ser transformada na maior árvore de Natal iluminada do país e será acesa todas as noites a partir do dia 7 de dezembro.
Uma megaestrutura será montada ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental, entre 7 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, para apresentações de espetáculos com a Orquestra Filarmônica de Brasília e atrações natalinas com bailarinos, cantores, músicos e atores, além de uma área de gastronomia. Todas as atrações serão gratuitas.
O Natal Monumental vai aquecer o comercio local e gerar empregos em todos os setores da economia do DF. “A cadeia hoteleira, o comércio e setor de entretenimento da cidade precisam de estímulos e é isso que estamos fazendo. Além de criar um evento único para quem mora na cidade”, diz o governador Ibaneis Rocha.
Custo Zero
A estrutura para o Natal Monumental será montada e custeada por empresários e nada custará ao GDF que fornecerá a estrutura pública do local e de segurança. O evento tem o apoio do Banco de Brasília, do Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e será inspirado no Natal de luzes de Gramado, no Rio Grande do Sul, que atrai todos os anos cerca de 2 milhões de turistas à cidade gaúcha nos meses de dezembro.
Responsável por iluminações como a da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, da festa de réveillon do Rio de Janeiro e pela abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, o diretor geral do projeto será Abel Gomes. “O que queremos é trazer para Brasília os familiares dos moradores daqui”, aposta Francisco Maia.
Regiões administrativas
Como parte das atividades do SESC-DF, um caminhão e duas vans levarão artistas, músicos e materiais cênicos para 12 regiões administrativas, onde serão realizadas apresentações de artistas locais para moradores e visitantes.
No Eixo Monumental, um espaço climatizado de 3 mil metros quadrados será montado para atividades recreativas e educativas. Um planetário e um oceanário infláveis também vão para entreter crianças e adultos. Também participaram da assinatura do termo de cooperação o presidente do BRB, Paulo Henrique Rodrigues, e a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
Com informações da Agência Brasília