Festival Immersphere terá mostra competitiva, oficinas e workshops
Começa nesta quarta-feira (1), no Planetário de Brasília, o Immersphere — Festival Internacional de Fulldome de Brasília. Até dia 30 de novembro, com entrada franca, ocorrerá a exibição de filmes, oficinas, mesas redondas e workshops (confira a programação). O festival recebe recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e o espaço foi cedido pela Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, SEDICT.
A tecnologia Fulldome dá ao espectador a impressão de que ele está dentro do filme, numa sensação de 360º em uma mistura do virtual com o real. Tudo isso porque os filmes são exibidos em uma tela semiesférica com sons e imagens de alta qualidade.
Do dia da estreia até domingo (5) haverá a mostra competitiva. Vinte e dois filmes concorrerão a seis prêmios. Serão sete produções do Brasil, cinco da Grã-Bretanha, duas da França, duas da Colômbia, duas do México, uma do Canadá, uma da Bélgica, uma da Espanha e uma dos Estados Unidos. Além dos filmes que disputam a mostra, o público poderá assistir a dez títulos que não participam da competição.
A bilheteria do Planetário vai distribuir as senhas por ordem de chegada uma hora antes das sessões. Cada pessoa poderá pegar até dois ingressos.
Os workshops serão sobre conteúdo da área audiovisual e Fulldome. Também haverá palestras, mesas-redondas, apresentações de projetos e pesquisas relacionadas à mostra, exposição de arte e de tecnologia, e oficinas. Os workshops e as mesas-redondas também terão entrada franca, sujeita à lotação dos espaços. Já as oficinas são pagas e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento ( immersphere.com.br).
Quem puder, leve dois quilos de alimento não perecível (menos sal) para trocar pelo ingresso. O Planetário também aceita doação de garrafas PET, utilizadas nas oficinas para crianças.