Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/20 às 19h02 - Atualizado em 22/09/21 às 16h13

A recuperação da economia pós-pandemia

COMPARTILHAR

Economia dá sinais de recuperação e a retomada de praticamente todas as atividades no Distrito Federal renova as expectativas e está no radar do poder público. As crises também são sinônimos de oportunidades. Durante a pandemia o esforço necessário para cuidar das áreas de saúde, social e de desenvolvimento econômico demandaram ações que vão deixar um legado para a população do DF.

 

 

De acordo com o Secretário de Economia, André Clemente, os planos de recuperação no pós-pandemia têm sido positivos “O que temos feito foi trabalhado pela segurança jurídica. O que é um ambiente favorável à economia? Segurança jurídica, redução de burocracia, ajuste de carga tributária e incentivo aos investimentos. O DF não pode só viver de administração pública. Temos que incentivar os empreendedores. Isso tem sido feito. Quando nós fizemos, ano passado, o ajuste do ambiente fiscal, não sabíamos que íamos encarar uma pandemia, só que essa antecipação que fizemos foi suficiente para gerar segurança jurídica aos investidores. ”

 

 

As ações da SDE se intensificam no sentido de cuidar das empresas parceiras já instaladas aqui e atrair novos investimentos para o Distrito Federal, segundo o titular da pasta, José Eduardo “Vivemos realmente um momento desafiador, que deve ser atacado com estratégia firme, inteligência e atitude sinérgica entre todos os atores governamentais, empresas e entidades setoriais. O secretário de Economia André Clemente faz uma leitura precisa dos tempos e movimentos, prospectando oportunidades e alternativas capazes de melhorar o cenário econômico do DF. E os indicadores já mostram sinais animadores.”

 

 

A incerteza de investimento e retorno durante esse período econômico, não atrapalhou as grandes empresas do Brasil investirem no Distrito Federal, Clemente afirma que mesmo no período de pandemia, os investimentos continuam “Alugaram galpões, adquiriram terrenos e instalaram as indústrias, inclusive trazendo o e-commerce para o DF. A recuperação já está acontecendo. Quando temos a condição de manter folha de pagamento em dia, fornecedores em dia, obras em andamento e planejar 2021, acho que a economia está se preservando. Ao contrário do restante do país, nossa economia demora mais a cair e recupera-se mais rápido. Isso porque temos o funcionalismo federal e do DF que alimenta o consumo, a economia. Por vários outros aspectos, temos um ambiente muito favorável ao desenvolvimento econômico ”

 

 

Apenas com o projeto Emprega DF, foram gerados 15.737 novos empregos, com a previsão de cerca 5.778 para aumentar a geração de empregos no Distrito Federal. É a SDE ajudando o DF a ser um lugar melhor para se viver!

 

Fontes:

– https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/10/4883255-economia-do-df-da-sinais-de-recuperacao-diz-secretario.html

– https://gpslifetime.com.br/conteudo/republica/brasilia/96/gps-bate-papo-com-o-secretario-de-fazenda-do-df-andre-clemente