Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/17 às 17h19 - Atualizado em 8/11/18 às 16h47

Sexta-feira de estreia no Planetário de Brasília

COMPARTILHAR
Filme mostra como os Maias viam o universo

 

Estreia nesta sexta-feira (20), no Planetário de Brasília, o filme “Arqueoastronomia Maia”, uma produção mexicana que tem levado muita gente às salas de exibição de planetários em vários países do mundo. O filme mostra em cerca de meia hora como a civilização Maia utilizava a astronomia para compreender o universo. Foi a partir dessa compreensão que eles criaram diversos tipos de calendários. A interpretação pelo mundo ocidental de um desses calendários fundamentou mais uma versão – talvez a mais difundida dos últimos anos – de que o mundo acabaria, desta vez em 2012. Lembram-se disso?

Como o mundo não acabou, o Planetário aproveita e traz para o público de Brasília o filme que de acordo com os produtores “mistura ciência e mitologia e leva o espectador a uma viagem poética para perceber como é que os Maias viam e compreendiam o Universo através da sua história. Os visuais são magníficos, dando ao espectador a impressão de estar no interior de uma bela pintura estilizada. Esta interpretação artística do Universo leva-nos a uma viagem que jamais esqueceremos”.

 

Arqueoastronomia Maia será exibido na tela de 360º da cúpula Giordano Bruno nos seguintes horários: terças, quintas, sábados, domingos e feriados, sempre às 19h. Os ingressos precisam ser retirados com antecedência de pelo menos uma hora. Aos fins de semana e feriados é bom que a retirada seja feita três horas antes.

 

O ingresso é de graça, mas as pessoas que quiserem podem levar dois quilos de alimento não perecível (menos sal).

 

O Planetário também aceita doações de garrafas pet, utilizadas nas oficinas voltadas para crianças.