Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/19 às 18h10 - Atualizado em 29/11/19 às 16h00

SDE vai qualificar empresários do DF para exportar produtos e serviços

COMPARTILHAR

O Park das Nações pretende transformar o DF em um “hub” de distribuição do Centro-Oeste

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico iniciou, nesta quinta-feira (31), as discussões do grupo de trabalho que está encarregado de elaborar a programação do “Park das Nações – Encontros de Comércio Exterior”, marcado para agosto do próximo ano. O objetivo do evento é estimular a participação do empresariado do Distrito Federal na exportação de seus produtos e serviços, além de fortalecer o DF como “hub” de distribuição de produtos e serviços do Centro-Oeste.

 

O evento deverá disseminar oportunidades de negócio promovendo a divulgação de uma cultura exportadora para empresas do DF e cidades vizinhas, adiantou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho. “A inserção do empresário do DF no comércio exterior é fundamental. Nossa intenção é promover debates qualificados contribuindo com o setor produtivo e suas regiões de impacto econômico”, disse o titular da SDE.

 

O próximo passo do grupo de trabalho será levantar indicadores do que é exportado hoje no DF, quais são os gargalos, os mercados em que os empresários brasilienses ainda não atuam, e o que é necessário para qualificar o setor produtivo. “Inicialmente, faremos uma radiografia do setor produtivo para depois ver seu posicionamento no mercado. Vamos qualificar pequenos, médios, além de dar uma visão estratégica para microempresários”, disse a presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ABVD) Claudia Maldonado.

 

O grupo de trabalho tem a coordenação da SDE em parceria com as secretarias de Turismo, Agricultura e Ciência e Tecnologia, além de representantes do setor produtivo como a Federação do Comércio, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Codese) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 5 de dezembro, na SDE.