Governo do Distrito Federal
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23/08/19 às 9h18 - Atualizado em 27/09/19 às 17h04

SDE é modelo na implantação de programa de Gestão de Riscos

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Secretaria de Planejamento do RS conhece experiência da secretaria na implantação da ferramenta

 

Depois de conhecer a teoria do programa de Gestão de Riscos na administração pública com a Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), uma servidora da Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul (Seplag/RS), visitou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para conhecer, na prática, o modelo adotado pela SDE para reduzir erros e imprecisões no dia-a-dia do trabalho.

 

A secretaria recém inaugurou o programa de Gestão de Riscos e contou com o apoio da CGDF para elaboração de todo o processo iniciado em 2018. De acordo com o diretor de auditoria de integridade e riscos da CGDF, Robson Lopes, o modelo da secretaria foi um “case” de sucesso. “A impressão que tivemos foi bastante positiva e a participação dos grupos de trabalho foi muito satisfatória. Temos outros casos de sucesso, mas a gente enxerga que a SDE será a primeira unidade a terminar programa de Integridade”, adiantou.

 

A assessora de gabinete da Seplag (RS), Joseane Toebe, disse que a Gestão de Riscos na administração pública é algo novo e aponta para um horizonte promissor. “Precisamos enxergar nosso trabalho como uma missão de governo para a comunidade e entregar um resultado econômico melhor para que as futuras gerações possam se desenvolver. Nesse sentido, a Gestão de Riscos é fundamental”, explicou a servidora gaúcha.

 

Gestão de Riscos

A Gestão de Riscos é o processo que envolve as ações destinadas a controlar os riscos de uma organização, neutralizando o seu impacto ou reduzindo sua chance de ocorrência. Essa metodologia possibilita aos gestores diminuir as incertezas na tomada de decisões, mitigando os riscos e potencializando as oportunidades a elas associadas, a fim de controlar impactos e obter qualidade no gasto público, por exemplo.

 

A ideia do programa surgiu pela primeira vez na administração pública por meio do decreto 37.302 de abril de 2016 que estabeleceu os modelos de boas práticas gerenciais em Gestão de Riscos e Controle Interno a serem adotados no Distrito Federal. Mais recentemente o decreto 39.736 de março 2019 instituiu a Política de Governança Pública e Compliance e novamente reforçou a importância do sistema de Gestão de Riscos nos órgãos públicos.