Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/17 às 19h56 - Atualizado em 8/11/18 às 16h47

Rollemberg abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

COMPARTILHAR

 foto materia

Vencedores da Olimpíada de Matemática e Robótica receberam premiação

 

O governador Rodrigo Rollemberg abriu, oficialmente, nesta terça-feira (24) a edição de número 14 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Distrito Federal. O evento vai até o próximo domingo (29) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Com o objetivo de aproximar a população da Ciência e da Tecnologia, a Semana tem como tema em 2017 “A Matemática Está em Tudo”.

 

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia da SEDICT, Tiago Coelho, aproveitou o mote do tema e disse no discurso que a “matemática está, por exemplo, na aplicação correta dos recursos públicos em um evento importante como este”. Segundo ele, R$ 1,8 milhão saíram dos cofres públicos para bancar estandes e premiações entregues no evento. O restante do custo, de acordo com Tiago Coelho, foi pago por meio de Parceria Público Privada com entidades como a Federação das Indústrias de Brasília, a Fibra.

 

O governador Rodrigo Rollemberg lembrou que a Semana Nacional foi criada quando ele era secretário de Inclusão Social no Ministério da Ciência e Tecnologia. “Apesar das dificuldades financeiras, o nosso governo está aumentando os recursos para cultura, ciência e tecnologia, ao contrário do que está acontecendo no restante do país”, garantiu o governador, citando a construção de escolas, creches e do Parque Tecnológico Biotic. Durante a solenidade, ele assinou o decreto criando a Comissão Coordenadora da Rede Ciência, formada em 2016 para difundir a educação científica no DF.

 

A abertura serviu também para a entrega de premiação aos alunos que se destacaram em uma competição criada na mesma época da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as Olimpíadas de Matemática e Robótica. Foram 36 alunos da rede pública do Distrito Federal que ganharam medalha de mérito. O Professor de robótica Antônio Jorge de Oliveira Neto, com quase 30 anos de magistério, estava orgulhoso do resultado obtido por quatro de seus alunos no Centro Educacional 3, no Cruzeiro. Um deles, Caio Antônio Alencar da Silva, de 16 anos, ganhou medalha na prova objetiva de robótica. Outros três, com idades entre 14 e 16 anos, receberam medalha porque em equipe criaram um dispositivo chamado de “Carrinho Seguidor de Linha”, que pode ser utilizado no resgate de pessoas e até mesmo de objetos perigosos como uma bomba por exemplo.  “Me sinto premiado também porque estou orientando esses alunos a buscar soluções e caminhos futuros”, comentou o professor.