Governo do Distrito Federal
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Perguntas Frequentes – Ouvidoria

Quem pode registrar uma manifestação de ouvidoria?
Qualquer pessoa física ou jurídica.

 

Que tipos de manifestações podem ser registradas?
Reclamações, sugestões, elogios, solicitações, informações e denúncias.
Saiba mais

 

Quais dados são necessários para o registro?
Denúncia:quem, como, onde, quando e porque.
Outras informações também podem contribuir para a apuração da
denúncia, tais como:
*nomes de pessoas e empresas envolvidas;
*tempo em que se deu o fato e se, ainda, ocorre;
*se a pessoa pode comprová-lo;
*se há mais alguém que possa ser procurado para falar sobre o assunto;
*se presenciou a situação que está denunciando ou apenas ouviu falar.
Demais tipos:dados pessoais do cidadão que está se manifestando, assunto e descrição do fato.

 

É possível enviar documentos referentes á manifestação?
Sim, para anexar fotos, vídeos ou documentos à manifestação basta ligar na Central 156-opção1 para receber a devida orientação.
É necessária a identificação para efetuar o registro?
A identificação não é obrigatória. Mas, todo registro identificado tem garantia total de sigilo dos dados, conforme Decreto nº 24.582/2004.

 

Como acompanhar o andamento da manifestação?
Para acompanhamento, basta ter a senha de acesso ao sistema recebida no ato do registro da manifestação e o número do protocolo em mãos.
Quero verificar o andamento da manifestação agora

 

O que fazer no caso de esquecimento da senha e/ou o número do protocolo?
Caso o registro tenha sido identificado, ligue na Central 156-opção1 ou vá pessoalmente na Ouvidoria Especializada mais próxima e informe o nome completo do manifestante, documento de identificação apresentado no registro e o número do protocolo.

 

Qual prazo para obter resposta?
10 dias – O órgão responsável terá dez (10) dias, a partir da data de registro da manifestação, para informar as primeiras pro-vidências adotadas.
20 dias – O órgão responsável pela apuração terá o prazo de até vinte (20) dias, a contar do registro da manifestação, para apurar e informar o resultado.
Prorrogação para Denúncias – no decorrer da apuração, caso o órgão responsável necessite de prazo suplementar, deverá formular solicitação à Ouvidoria-Geral (Órgão Central do SIGO/DF), a qual promoverá a avaliação do pedido, podendo conce-der prorrogação do prazo por mais vinte (20) dias.
A prorrogação do prazo será apreciada em até cinco (5) dias, a contar do recebimento da solicitação.
Como complementar o registro realizado?
Para complementação, basta acessar o sistema de ouvidoria com a senha de acesso e o número do protocolo em mãos, e in-serir as informações. Quero fazer uma complementação agora