Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/19 às 15h48 - Atualizado em 12/06/19 às 9h34

Licenciamento de empresas cresce quase 60% em maio

COMPARTILHAR

Políticas de desenvolvimento, obras de infraestrutura e modernização estimulam abertura de novos negócios

 

Foto: Luis Debiasi

O lançamento de programas como o Emprega DF, o fim do diferencial de alíquota (Difal) e a realização de obras de infraestrutura nas áreas de desenvolvimento econômico estão estimulando o setor produtivo no Distrito Federal. Apenas em maio foram licenciadas 2.853 empresas no DF. Os números do sistema RLE@Digital apontam um crescimento de 57,45% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 1.812 empresários obtiveram licenças para iniciar suas atividades.

 

Entre janeiro e maio deste ano houve um crescimento de 75% no licenciamento de empresas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram licenciadas 13,8 mil licenças contra pouco mais de 8 mil no mesmo período de 2018.

 

Em maio houve redução de 14,22% no fechamento de empresas em comparação com o mesmo mês do ano passado. Outro indicador positivo foi o de abertura de empresas: 1.156 contra 1.060 no ano passado, um aumento de 9,05% no mesmo período de comparação.  Segundo o subsecretário de Relação com o setor produtivo, Marcio Faria, a modernização no processo de abertura, regularização, licenciamento e baixa de empresas contribuiu para este crescimento.

 

Geralmente, o número de licenças emitidas é superior ao de empresas abertas em determinados períodos. Isso ocorre porque em determinado mês podem ser contabilizadas licenças das empresas abertas naquela época somadas aquelas licenças que ficaram pendentes em meses anteriores.

 

O licenciamento de empresas é a última etapa para abertura do empreendimento. É nesse momento que a direção da firma terá que conseguir o aval da administração pública para exercer sua atividade. Graças ao sistema RLE@Digital, o empresário consegue reunir um único documento a licença de todos os órgãos necessários de forma imediata e sem burocracia.