Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/19 às 16h15 - Atualizado em 7/11/19 às 16h37

Comitê sugere mutirão para limpar nome e recuperar crédito de microempresário

COMPARTILHAR

Propostas serão levadas em novembro ao Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

 

Mutirão para que os microempresários possam renegociar suas dívidas, tirar o nome do cadastro negativo e recuperar o crédito. Esta foi a principal sugestão de pauta definida na sexta-feira (4) pelo comitê temático “Investimento e Financiamento” para ser debatida pelo Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, marcado para novembro. O grupo também sugeriu a elaboração de minutas de leis que regulem o setor e institucionalizem as ações de forma simplificada.

 

Técnicos do Banco de Brasília, Sebrae, Federação do Comércio (Fecomércio) Associação de Jovens Empresários também sugeriram a realização de cursos de capacitação para consultores creditícios e cursos para educação financeira. Também foi sugerida a implementação de jogos interativos como forma de implementar inovações nas empresas, a chamada gameficação de projetos.

 

O comitê criou três grupos técnicos para propor ações que facilitem a vida do empreendedor. Além de mutirão para recuperar o crédito dos inadimplentes, foram propostos estudos para tentar harmonizar as exigências dos bancos, criar ambientes que reúnam instituições voltadas a solução de demandas dos microempreendedores, à exemplo, do que já é feito no Simplifica PJ.

 

As medidas são mais uma iniciativa dos seis comitês temáticos que tem a missão de propor soluções para o progresso dos pequenos negócios no DF. Na semana passada a introdução do tema “educação empreendedora nas escolas’’ já havia sido decidida por um dos comitês. Todos os assuntos deverão aprofundados no Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que é presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho.

 

Até o fim da próxima semana, os comitês temáticos irão tratar de desoneração e desburocratização, inovação e tecnologia, compras governamentais e comércio exterior. As reuniões ocorrem no Simplifica PJ, em Taguatinga.