Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/20 às 20h51 - Atualizado em 25/05/20 às 20h51

Advogado José Eduardo Pereira Filho assume SDE

COMPARTILHAR

Foco do novo secretário é atrair grandes investidores nacionais e internacionais para o DF e incentivar o empresariado local

O advogado José Eduardo Pereira Filho passou a comandar, nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do GDF. Convidado pelo governador Ibaneis Rocha, o foco do trabalho do novo secretário é a atração de investidores de grande porte, nacionais e internacionais, além de criar os melhores incentivos para auxiliar os empreendedores locais.

“A orientação do governador é de ânimo, entusiasmo e direcionamento de rumos para que o empresariado sinta que pode confiar nas estruturas do próprio governo do DF”, disse o novo titular da SDE. E acrescentou: “Temos que dizer ao empresariado que o governo do DF está junto dele, dentro das perspectivas dos benefícios fiscais, das estruturas que eles precisam para se instalarem; e aos que já estão instalados, fazer com que eles se sintam cada vez mais apoiados pelo GDF”.

José Eduardo Pereira Filho vê na instalação de plantas e parques empresariais de grande porte como forma de modernizar a matriz econômica do DF para ampliar as possibilidades de gerar emprego e renda. Para isto, o secretário pretende montar, junto com o setor privado e o GDF, um portfólio para atrair os investidores, sedimentar e personalizar aquilo que o DF tem de melhor para oferecer.

“O que nós queremos é virar a chave, sair de um momento de agruras e dificuldades e incertezas, para que o empresário que quer investir sinta a segurança necessária de aqui se instalar e permanecer, gerar emprego, e fazer com que o DF tenha uma economia forte. O momento de desafio nos dá ânimo”, disse José Eduardo.
“Assumi a SDE dentro um cenário muito peculiar, que o da Pandemia, com paralisações de setores empresariais, com dúvidas muito fortes sobre a economia do DF e do mundo. Isto faz com que nós tenhamos que trabalhar de forma hercúlea para a atração de investimentos para o DF”, acrescentou o novo titular da SDE.

Experiência

Ex-vice presidente de Negócios do Banco do Brasil (BB), ele leva para a pasta a experiência como executivo que comandou a área do BB de agente financeiro e parceiro do Setor Público, viabilizador de repasses de recursos federais para estados e municípios, gestão de fundos e recursos alocados para a execução de políticas públicas. Quando estava no BB foi do conselho curador da Fundação Banco do Brasil e conselheiro de administração da MAPFRE BBSH2 Participações S.A, como representante da BB Seguros.

José Eduardo também foi diretor-geral da Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina (PI). Além de advogado, José Eduardo Pereira Filho é professor universitário e jornalista. O novo secretário nasceu em julho de 1961 em Teresina (PI). Presidiu a Junta Comercial do Piauí e foi assessor da prefeitura da capital. José Eduardo foi do conselho deliberativo do SEBRAE/Piauí como representante da Associação Comercial do Estado e foi titular da Delegacia Regional do Trabalho do Piauí.

O ex-secretário Ruy Coutinho retornou às atividades de consultor na iniciativa privada.